Código: | PA01 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LA | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
João Paulo Rodrigues Pires |
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Corpo docente: |
Pedro Miguel Rebelo Felício |
Português
De forma a uma alfabetização audiovisual, a linguagem audiovisual deve ser abordada pelo seu conceito base, a literacia visual e desenvolvida para as novas terminologias próprias da linguagem audiovisual.
Dessa forma, entende-se que devem ser abordados os elementos básicos visuais bem como as formas de composição e organização visual, para que posteriormente, sejam trabalhados os conceitos inerentes aos discursos e géneros audiovisuais.
- Compreender e identificar os elementos visuais em imagens fixas e em movimento
- Compreender e identificar elementos de composição visual
- Identificar e analisar diversos géneros e discursos audiovisuais
- Compreender as especificidades da expressão e comunicação audiovisual em função dos diferentes géneros e discursos
Elementos básicos visuais:
- ponto, a linha, a textura, os valores (luz), a cor e a forma.
Elementos de composição visual:
- plano, movimento, tempo, equilíbrio, peso, tensão.
Elementos da linguagem audiovisual:
- plano, cena, sequência
- plano- escala, ângulos e pontos de vista, movimento
- composição- equilíbrio, tensão, peso.
- regras e continuidade
- estética e valores
Géneros e discursos audiovisuais:
- ficcional, lúdico e real
- cinema
- televisão
- híbridos
Como Unidade Curricular incluída no plano de estudos de formação de profissionais na área da produção audiovisual, pretende contribuir para a compreensão dos produtos audiovisuais como elementos críticos face ao envolvimento, estimular o emergir de valores estéticos visuais e proporcionar a compreensão de alguns dos principais aspetos a considerar na produção de materiais de natureza audiovisuais.
Os conteúdos programáticos encontram-se delineados para a aquisição da literacia audiovusal, com preocupações artísticas e estéticas, que permitam uma aquisição de competências na área da expressão e comunicação visual.
A progressão na abordagem dos conteúdos permite aos estudantes compreenderem a importância da imagem fixa, do áudio e da imagem em movimento, para possam conceber e construir produtos audiovisuais que não só transmitam claramente os valores pretendidos, mas também denotem as preocupações estéticas de um produto artístico pensado com rigor e criatividade.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida diretamente pelos professores ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
(a) Leitura, discussão e análise de textos;
(b) Leitura, discussão e análise de imagens fixas;
(c) Leitura, discussão e análise de áudio;
(d) Leitura, discussão e análise de imagem em movimento;
(e) Elaboração de pequenos produtos audiovisuais em aula;
(f) Realização de um produto audiovisual individual com critérios definidos, acompanhado de reflexão crítica;
(g) Apresentação e discussão dos trabalhos;
Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver competências com recurso a uma estratégia de blended learning, permitindo uma relação de maior proximidade entre o docente e os estudantes através de discussões frequentes e direcionadas. Paralelamente, a metodologia utilizada centra-se na leitura, construção e utilização de produtos audiovisuais pelos estudantes, individualmente e em grupo, como defende Joan Ferrés, no conceito de vídeo pedagógico ativo e não meramente transmissivo.
O vídeo pedagógico, ou no conceito mais restrito de vídeo-produção definido por Joan Ferrés, podendo ser tratado em contexto educativo nestas diversas vertentes, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior. Desta forma, a estratégia de vídeo-produção, assente na realização de produtos audiovisuais pelos próprios estudantes, possibilita a abordagem não só a conteúdos da sua esfera específica (os meios audiovisuais) como também conteúdos mais transversais ou específicos de outras áreas de saber.
Avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de Avaliação Formativa e Sumativa, consubstanciando-se nos seguintes elementos:
a. Teste escrito - 40%
c. Reflexão crítica sobre assunto a definir - 20%.
d. Desenvolvimento dos exercícios de aula - 40%
Classificação
A avaliação final da uc será afixada no portal da ESE/IPS em data conforme calendário letivo, resultando das avaliações parcelares descritas anteriormente, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
As avaliações parcelares serão divulgadas pelo docente em espaço próprio do Moodle.
Espera-se que cada aluno: (a) participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos/materiais de apoio apresentados; (c) execute os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou outros estatutos especiais, que não possam estar presentes nas sessões previstas, deem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.
Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a uc poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da uc. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a uc, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da ESE/IPS.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Arnheim, Rudolph. 1957. A arte do cinema. Lisboa : Edições 70, 1957.
—. 1986. Arte e percepção visual. 3ª. São Paulo : Livraria Pioneira, 1986. Trad. de "Art and visual perception", Californi: The Regents of the University of California, 1974, 1ª ed. 1954..
Dondis, Donis. 2000. Sintaxe da linguagem visual. 3ª Edição. São Paulo : Martins Fontes, 2000.
Ferronha, António. 2001. linguagem Audiovisual: pedagogia com a imagem, pedagogia da imagem. Mafra : Eduforma, 2001.
Gardies, René. 2006. Compreender o cinema e as imagens. 1ª edição 2001. Lisboa : Texto&Grafia, 2006.
Gil, Isabel Capoela. 2011. Literacia visual. Estudos sobre a inquietude das imagens. Lisboa : Edições 70, 2011.
RABIGER, M. (2008) - Directing : film techniques and aesthetics. 4th ed Burlington, MA ; Oxford : Focal
SOUSA, R. (1992) – Ver e tornar visível: formulações básicas em cinema e vídeo. Lisboa: Universidade Aberta.
VIVEIROS, P. (2005) – A imagem do cinema: história, teoria e estética. (2ª ed.) Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas
Em caso de impossibilidade de participação nos momentos de avaliação, a avaliação será realizada por exame em data a definir pela Direção (exceto estudantes com estatuto especial).
O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
Componente 1 (40%)- teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
Componente 2 (60%)- apresentação (20 minutos) e discussão oral (40 minutos) de produto audiovisual no dia do exame. O produto será realizado pelo estudante nas instalações da ESE/IPS, mediante enunciado fornecido pelo docente, em data prévia ao exame. O produto será realizado num período entre 2 a 4 dias consecutivos, com recurso a equipamento fornecido pela ESE/IPS.
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